Insights Literários: Os Livros e o Meu Mundo - O Mundo Assombrado Pelos Demônios de Carl Sagan - Por Gabi Sencades



 Um livro necessário! Sua primeira edição é de 1995, ou seja, há 30 anos! No entanto, ele se mantém atual e, por que não dizer, essencial para sobreviver ao mundo de hoje com um mínimo de lucidez.

Esse livro tem como um dos temas principais o desenvolvimento do ceticismo como base do conhecimento científico, sendo este fundamental para um mundo longe da barbárie e com a aspiração de ser civilizado. Traz a investigação racional sobre todo e qualquer fenômeno. Sim! É preciso pensar, colher indícios, mensurar, olhar em perspectiva e, assim, construir bases seguras de conhecimento que nos permitirão avançar como sociedade e como indivíduos.

Aqui, muitos dogmas são questionados, mas não é preciso temer o fim da fé de ninguém; ciência e espiritualidade não são inimigos, pelo contrário. A própria fé sai fortalecida quando há investigação crítica, ao invés de aceitação dogmática. Afinal, já dizia o poeta: "fé cega, faca amolada". Pois esta fé, a fé cega, é a mesma que separa e gera ódios nos grupos sociais: ódios de raça, gênero, religião, de opção sexual, etc.

Essa fé irracional e cega é a responsável por fazer nascer os "demônios" onde não existem. Ela foi responsável pela queima das bruxas, pela perseguição e preconceito aos negros, aos judeus, aos palestinos, aos LGBTQIA+... Enfim, essa fé, baseada no ódio e na criação de um inimigo só porque não se aceitam as diferenças, faz com que o mundo seja novamente povoado por "demônios".

É preciso e urgente desmistificar teorias da conspiração, falsos messias, anticiência e fake news, que surgiram com toda a força, propagandeadas por grupos extremistas, que ganham espaço nas mídias devido ao poderio financeiro e governamental.

E, para isso, o ceticismo deve ser a base para toda e qualquer resposta às afirmações feitas, por mais chato, monótono e trabalhoso que seja (pois geralmente é assim que a ciência é apresentada para as pessoas). Mas, de forma alguma, precisa ser assim: a ciência pode ser muito divertida quando incorporada ao nosso dia a dia. É na ciência que encontramos nosso porto mais seguro para entender como o mundo físico funciona. E, por isso, ela deve ser entendida e disseminada. Uma vez que o conhecimento é o princípio da liberdade, é necessário que tenhamos massa crítica a partir da aquisição do conhecimento.

Assim, entender a ciência e como ela é feita nos protegerá de um ambiente hostil, nos tornará conscientes de nossa participação na degradação ambiental e social, e nos protegerá da própria ciência, quando discutirmos a ética de sua aplicação e responsabilizarmos, sob critérios muito rígidos, os produtos científicos que colocam a própria humanidade em risco. Assim, entender ciência pode nos salvar da autoextinção.

Dessa forma, precisamos colocar os "demônios" em seus devidos lugares, fechando assim a caixa de Pandora do nosso mundo de fantasias e trabalhar naquilo que a ciência atual permite mensurar. Mas nunca, sob hipótese alguma, devemos parar de perguntar e investigar, mesmo que a própria ciência diga ser impossível, mesmo que se contradiga o pensamento científico atual. É preciso sempre manter a mente aberta para as possibilidades, sem fixações ou dogmas, pois é assim que a ciência de verdade é feita.

#Ceticismo #PensamentoCrítico #Ciência #Conhecimento #Racionalidade #Desinformação #Educação #FakeNews #LiberdadeDePensamento #CiênciaParaTodos #Reflexão






        




Comentários