Mahamudra

 ~ O Mahamudra Dohakosa de Saraha 🙏💎🌹



Assim como o despertar de um sonho, o prazer e a dor parecem não ter tido qualquer realidade.

Portanto, abandone a esperança e o medo.

Deixe de tentar realizar algo ou exibir qualquer coisa.

Como todos os fenômenos do Samsara e do Nirvana são desprovidos de “natureza inerente”, qualquer apego a pensamentos esperançosos ou duvidosos é simplesmente sem sentido.

Qual é o sentido de se esforçar para aceitar ou rejeitar qualquer coisa?

Mesmo a forma visível e a vibração sonora são como uma ilusão mágica, um holograma ou um reflexo num espelho – não possuem substancialidade.

Aquele que realiza isso, o mago, é a própria mente semelhante ao céu.

Esta natureza verdadeira não tem centro nem circunferência, e não há ninguém separado dela que possa compreender isso.

Assim como todos os grandes rios, o Ganges, etc., fluem igualmente para o Grande Oceano, a mente e o conteúdo mental têm apenas um sabor no Dharmadhatu*.


#Repost @mindmichael

Adaptado para o português por: Gabi Sencades


*Dharmadhatu = A natureza da mente e dos fenômenos que está além do surgimento, da permanência e da cessação. Em sua Natureza de Buda, Thrangu Rinpoche disse: “Neste contexto, a palavra para espaço é ying (dbyings).

É a mesma palavra usada em dharmadhatu, o reino ou “espaço” das coisas. A palavra espaço é usada porque o dharmadhatu é como o corpo ou reino do espaço vazio onde diferentes coisas, como nuvens, pássaros e aviões, podem voar sem obstrução. Isso ocorre porque a natureza do espaço é vazia e inexistente. Devido a esta qualidade de abertura, coisas podem ocorrer. (Fonte: https://www.tibetanbuddhistencyclopedia.com/en/index.php?title=Dharmadhatu_-_I )


Texto Original

Mahamudra 

Like awakening from a dream, pleasure and pain then seem to have had no reality whatsoever. 

So, abandon hope and fear. 

Let go of trying to accomplish something or exhibiting anything. 

Since all the phenomena of both Samsara and Nirvana are devoid of “inherent-nature,” any clinging to hopeful or doubtful thoughts is simply meaningless. 

What is the point of striving to accept or reject anything? 

Even visible form and sound vibration are like a magical illusion, a hologram or a reflection in a mirror — they possess no substantiality. 

That which realizes this, the magician, is the sky-like mind itself. 

This one true nature is without center or circumference, nor is there anyone separate therefrom who can comprehend this. 

Just as all the great rivers, the Ganges, etc., equally flow into the one Great Ocean, so mind and mental content have only one taste in the Dharmadhatu.


~ The Mahamudra Dohakosa of Saraha 🙏💎🌹

Comentários