Urgente!

Para Antes da Morte! 

Bora Refletir? Gabi Sencades



Se hoje fosse o último dia você estaria pronto?

Em paz, em virtude?

Você disse o que gostaria de dizer?

Você abriu o coração, deixou as máscaras caírem?

O que esperar para uma vida plena, sem arrependimentos?

Vamos refletir? Posso te ajudar?


Em paz, em virtude?

Quais a virtudes que você cultivou?

Alegria? Honestidade? Respeito? Tolerância? Gentileza? Motivação? Foco? Esperança? Gratidão? Perdão?Positividade? Fé? 

Perceba que todos esses aspectos você cultivou de certo modo, mas sempre falhou em todos quando precisava mantê-los. Porém, está tudo bem. É necessário perceber onde foi a falha, perdoar-se e corrigí-la, o mais rapidamente possível e seguir adiante.

Você disse o que gostaria de dizer?

Na verdade, você disse o que era preciso dizer? Há coisas que precisam ser ditas, bem pontuadas, para que não haja engano, nem distanciamentos. Se algo te incomoda fale, com jeitinho, com gentileza, mas pontue bem. As nossas relações precisam dos nossos limites. Mas não só isso, dos nossos sentimentos, dos nossos sonhos. Sim, dos sonhos também! Permita-se sonhar e compatilhar seu sonho, sonhe com o outro e ouça o seu sonho também. Sonhem juntos!

Permita-se ainda falar como se sente, seja bom ou ruim, mesmo que você se sinta vulnerável, não há vergonha nisso. Pior é cultivar mágoas e inimizades pelo que não se disse, não acha?

Você abriu o coração?

Estar aberto para todas as coisas e seres é estar presente. Não importa o que o outro traga. Acolhemos o que for, bom ou ruim. Nos alegramos com o que for bom e cultivamos paciência com o que for ruim. Em ambos usamos sabedoria para lidar. Coragem, atenção e força. Tratamos tudo com equanimidade, sem deixar nada para trás, nenhuma pendência, nenhum mal entendido.

Você deixou as mácaras caírem?

Você já invocou todas as suas sombras e já as olhou no espelho da sua mente? Já percebeu como elas se refletem no mundo quando olhamos tudo ao redor? Observou bem todos esses venenos e como você foi manipulado por eles durante todo esse tempo? Ignorância, apego, aversão, orgulho e inveja e tudo que decorre disso? Todo ciúme, raiva, tristeza, impaciência, luxuria, competitividade, arrogância, intolerância, carência, medo?

Olhe bem para tudo isso, cada erro, cada desentendimento, cada mágoa só houve por que, esse tempo todo, você foi manipulado pelos venenos da sua mente. Localíze-os, olhe bem para eles, um a um, e, principalmente, PERDOE-SE! 

Perdoe-se todos os dias, situação por situação. Saiba que você não sabia, você não tinha como saber, ninguém te avisou, você fez apenas o seu melhor com o que você tinha. Agora você tem mais recursos, você é capaz de colocar tudo em perspectiva, agora você pode se liberar. Perdoe-se. Perdoe-se todos os dias e reafirme, com convicção, que não vai mais errar. A lição foi aprendida, você agora está atento, sua mente não te manipula mais, você está no comando e não vai permitir de que ela te limite e te adoeça. Agora você pode se liberar.

O que esperar para uma vida plena? Sem arrependimentos?

Uma vida vida plena não é uma vida perfeita, ou em êxtase eterno que se busca passar nas fotos alegres das mídias sociais.

É uma vida honesta, honesta consigo, que entende e acolhe seus erros e cria uma forte resolução de não mais repetí-los, que gera determinação e coragem nas relações e passa a caminhar em paz, sabendo que nem sempre vai estar tudo bem, mas vamos seguir fazendo o melhor que se pode ser feito. O erro pode acontecer e vai! Mas corrigir e recomeçar nos liberará de arrependimentos, pois fomos honestos conosco e com os outros.

Um de meus professores, Lama Alan Walace disse "Estou pronto para partir e feliz por ficar." 

Para mim significa que todo o engano foi eliminado, tudo o que torna a mente limitada e doente foi curado, portanto não há arrependimentos. Não há mágoas, não há cobradores. Há apenas um céu limpo e claro que tudo acolhe em comunhão com o que é Primordial (Deus, se preferir). Como não estar feliz assim?

E para você? Bora refletir?







Comentários